Preciso fazer tratamento de canal, e agora?

Apesar da má fama que o tratamento de canal tem, ele é realizado com anestesia local no consultório e permite a preservação do elemento dentário e o alívio da dor. A endodontia, conhecida como tratamento de canal, é o tratamento interno da raiz do dente, onde se removem os tecidos (polpa) inflamados e infectados, desinfecta-se o local e posteriormente obturam-se os canais do dente. Geralmente é empregado em casos de fratura dentária e cárie profunda. Para se saber se o dente está com o canal bem tratado é necessária a realização de radiografia; o dentista, apenas com o exame clínico, não consegue fazer esse diagnóstico. 

Com as novas tecnologias e técnicas utilizadas, o tratamento tornou-se mais rápido e eficaz, podendo na maioria dos casos realizar a endodontia em uma única sessão, não necessitando mais as inúmeras sessões que antigamente ocorriam,apresentando taxas de sucesso bastante satisfatórias. A recuperação pós-procedimento é tranquila, podendo haver leve desconforto na região, o que pode ser resolvido com analgésico oral. Em alguns casos, é indicado o uso de antibiótico, sendo receitado pelo dentista. 

Caso após o tratamento seja feita uma restauração provisória, o paciente deverá ter alguns cuidados, como evitar a mastigação de alimentos mais consistentes enquanto aguarda a realização da restauração definitiva, afim de que a restauração não caia e o dente não frature. Vale lembrar que o dente em que é realizado o tratamento de canal, é um dente mais frágil, mais susceptível a fratura. Isso porque para se ter acesso ao canais no tratamento é necessária a remoção de tecido dentário , o dente muitas vezes já apresentava cárie extensa, causa muito comum de indicação de endodontia e pelo fato de ao realizar a endodontia, o dente fica mais friável, por ter sido removida a irrigação sanguínea. Para se evitarem fraturas que podem até levar a perda do dente, muitas vezes é indicada a colocação de pinos intra-canal e coroas de porcelana. 

Outro detalhe é que, o fato de ter realizado endodontia no dente, não impede que o dente desenvolva cárie. O que irá acontecer é que o paciente não irá sentir dor nem sensibilidade, pois o dente não apresenta mais inervação. Por isso é muito importante os hábitos de higiene, escovação e fio dental, para evitar surpresas.


Dra. Jéssica Jardim – Endodontista

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *