Estamos vivendo um momento, devido essa nova doença do COVID-19, muito tenso em que temos muitas preocupações, sejam de saúde, financeira ou emocional, e isso tudo traz reflexos para nossa saúde. Muitas pessoas tem vindo ao consultório com queixa de dentes sensíveis, dor ou cansaço na mastigação e principalmente de dor de cabeça.É importante nesses casos fazer uma boa anamnese para ver o que está acontecendo, muitos pacientes estão fazendo bruxismo. Mas o que é bruxismo?
Bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes que pode ser feito durante o sono (a noite) ou de dia, chamado de bruxismo em vigília. O bruxismo não é considerado uma doença, mas ele pode desencadear Distúrbios Temporomandibulares, conhecido como DTM. Cada dia mais pacientes vem apresentando bruxismo em vigília, em que fica apertando ou rangendo os dentes durante o dia, contraindo a musculatura sem encostar os dentes e até deixando travada a mandíbula desencadeando cefaleia tensional, dor facial, dor muscular cervical, zumbido no ouvido e até dores e desgastes nos dentes, por estarem forçando essas estruturas.
A primeira pergunta que os pacientes fazem ao perceberem que estão fazendo esse hábito para-funcional é como tratar. É importante que se diga que o que desencadeia o bruxismo é o sistema nervoso central, então o desgaste de algum dente, não irá livra-lo do hábito. O que devemos fazer é descobrir a causa do bruxismo, para tratá-la. As principais causas são: ansiedade, tensão, refluxo gastro-esofágico, problema respiratório, apneia do sono, excesso de álcool e cafeína e até ansiolíticos.
Tratando-se a causa, a tendência é que se diminua o hábito e assim também as dores. Assim, o tratamento é multidisciplinar, pode atuar o dentista, fisioterapeuta, gastroenterologista, otorrinolaringologista, psicólogo, psiquiatra e outras terapias que ajudam no alívio do estresse e ansiedade. O dentista atua nessa área confeccionando dispositivos que impedem o contato dos dentes, evitando assim fraturas nos dentes e aumento da sensibilidade.
É comum dentes, principalmente os muito restaurados, fraturarem e vir a ser necessário colocação de coroas de porcelana ou até implantes. Existe um APP que pode ser baixado no celular chamado desencoste seus dentes que ele faz lembretes de desencostar os dentes. É interessante fazer o uso dele por um período, tanto para a pessoa perceber se está fazendo apertamento quanto para desencostar.
Dra. Gabriela Bulla – Ortodontista
Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI
Site desenvolvido por ♥ akuta