E quando não for possível fazer implantes?

Hoje em dia o tratamento com implantes dentários está se popularizando cada vez mais. Muitos fatores estão contribuindo para isso, desde o aumento do número de profissionais que estão aptos a realizar esse tratamento até mesmo o número de empresas que produzem implantes dentários e seus componentes. Tempos atrás era muito difícil o acesso do profissional a esses materiais, pois era praticamente quase tudo importado, o que, na maioria das vezes, inviabilizava esse tratamento, fazendo com que pouquíssimas pessoas conseguissem arcar com os custos de uma reabilitação como essa. Porém, é muito importante lembrar que a odontologia não dispõe apenas de implantes para repor dentes perdidos.

Existe um bom número de possibilidades protéticas que devem ser levadas em consideração quando se avalia o paciente. Algumas vezes a condição clínica do paciente impede a realização do procedimento, que é cirúrgico. O diabetes, por exemplo, que é uma doença crônica, deve estar muito bem controlado pelo paciente para que se tenha uma cicatrização satisfatória dos tecidos e consequente osseointegração dos implantes.

Osteoporose também merece nossa atenção, pois às vezes o paciente usa uma medicação prescrita pelo médico, da família dos Bifosfonatos (Alendronato, Risedronato etc…) e essa medicação dependendo da dose, tempo de uso, via de administração pode ter influência significativa no processo de reparo ósseo, causando uma situação de osteonecrose difícil de ser tratada. Outras vezes o paciente naquele momento não tem condições financeiras para arcar com um
tratamento mais dispendioso.

É muito importante avaliar cada caso, explicar todas as possibilidades e tomar a decisão sobre qual tratamento executar, junto com o paciente, para que se tenha resultados satisfatórios do ponto de vista estético e funcional. Mais importante que fazer implantes ou outro tipo de tratamento é a relação profissional/paciente. Essa sim é mais determinante para se atingir resultados esperados tanto por um quanto por outro.


Dr. Alan dos Santos – Implantodontista

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta