Diastema – O que é?

Muitos pacientes chegam no consultório com a queixa de não gostarem do sorriso por terem os dentes da frente separados, conhecido tecnicamente como diastema, e querem saber como poderiam resolver esse problema e ter um sorriso mais harmônico. Diastema é termo utilizado quando temos dentes separados, quanto maior o espaço entre eles e mais na frente e superior, mais antiestético fica o sorriso. Casos em que o espaço é mais lateral chamam menos a atenção dos pacientes.

Em crianças que apresentam dentes de leite, decíduos, os espaços são normais e benéficos, pois os dentes permanentes são maiores em volume e precisam de espaço quando forem realizadas as trocas dentárias. Já quando os dentes são permanentes, os espaços não são bem vindos e é indicado corrigir essa má posição dentária, pois além de interferir na auto-estima da pessoa que muitas vezes deixa de sorrir em fotos e sente-se desconfortável com o próprio sorriso, a oclusão do paciente  pode estar incorreta.

Existem diferentes tratamentos que podem resolver esse espaço, a indicação do melhor tratamento vai depender da causa do diastema. Uma das causas de diastema é o menor tamanho dentário, que geralmente acomete o incisivo lateral superior, chamado de dente conóide. Essa é uma anomalia genética, que pode ser herdada de pai para filho. Nesses casos, muitas vezes, o melhor tratamento é restaurar o dente, aumentando o seu tamanho. Esse procedimento pode ser feito com resina composta, em que o dentista realiza no seu consultório, ou com faceta ou coroa de porcelana, conforme o caso, em que o dentista realizada um pequeno desgaste e realiza a cimentação da peça feita pelo protético. São procedimentos muito delicados e com um ótimo resultado estético.

Outra maneira de realizar o tratamento, em casos de espaço entre os dentes, é com aparelho ortodôntico. A causa do espaço pode ser a má posição dos dentes, com inclinações que resultam nesse diastema ou até alguma ausência dentária, nessa situação os dentes se deslocam e angulam causando distanciamento entre eles.

O tratamento ortodôntico pode ser feito com a utilização de aparelho fixo, metálico ou estético (braquetes de safira), ou com alinhadores Invisaling, que são placas transparentes, muito estéticas que são trocadas a cada 10 a 15 dias conforme a orientação do ortodontista, que proporciona a mudança de posição dos dentes fechando esses espaços. Muitas vezes é importante após o tratamento a colocação de uma contenção fixa, por trás dos dentes, para que não ocorra recidiva (reabertura do espaço).

Pacientes que apresentam inserção baixa do freio labial tem muita prevalência em apresentar diastema entre os dois dentes superiores. Nesses casos é necessário avaliar a necessidade de remoção dessa inserção para que não ocorra recidiva. O dentista, odontopediatra e ortodontia, avaliam para ver o melhor momento de se fazer esse procedimento, se antes de iniciar o tratamento com aparelho ou após, conforme indicações clínicas específicas. É muito importante consultar com o dentista para avaliar qual a melhor opção de tratamento no seu caso.


Dra. Gabriela Bulla – Ortodontista

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta