Você já fez um tratamento de canal e o dente continua doendo ou apresenta algum grau de inflamações ou infecção, como fístula? Talvez seja necessário retratar o canal do seu dente. Mas o que seria o re-tratamento de canal? O tratamento endodôntico (popularmente conhecido como tratamento de canal) é um procedimento seguro e com altas taxas de sucesso, porém, há casos em que o resultado não é o esperado, não havendo a regressão da lesão inflamatória, e nestes casos o retratamento endodôntico é indicado, removendo assim a dor e a infecção que pode haver neste dente.
O retratamento de canal envolve a remoção do material utilizado anteriormente na obturação, correta limpeza dos canais radiculares e nova obturação com material que preencherá os condutos que foram devidamente limpos e remodelados.
Este procedimento deve ser bem planejado e geralmente possui um grau de dificuldade aumentado por ser um dente já instrumentado. Alguns problemas que já existiam no tratamento prévio podem não ser corrigidos, tendo assim outras alternativas como por exemplo a microcirurgia endodôntica.
Há inúmeros motivos que podem levar um dente a precisar de retratamento endodôntico, entre eles: canais atrésicos ou curvos; canais acessórios que podem não ter sido tratados anteriormente; dente que não foi restaurado com material definitivo e adequado após a finalização da endodontia levando a nova contaminação; recontaminação bacteriana por nova cárie; bactérias que não foram removidas no primeiro tratamento, entre outros.
Para uma avaliação endodônticaé necessária a realização de raio-x localizado do dente (periapical) e algumas vezes tomografia computadorizada, para aferição de detalhes mais precisos, como canais acessórios não tratados anteriormente.
Então, quando você for escolher o dentista que irá executar seu tratamento de canal, escolha um profissional que seja de confiança e capacitado para realizar o procedimento, a fim de diminuírem as chances de vir a permanecer com o problema. Caso você já tenha tratado um dente endodonticamente e o mesmo continua com sintomatologia dolorosa ou presença de fístula, marque uma avaliação que podemos lhe ajudar.
Dra. Jéssica Jardim – Endodontista
Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI
Site desenvolvido por ♥ akuta