São chamadas de recidiva a tendência dos dentes voltarem à posição do início do tratamento ou pequenas movimentações que ocorrem após a finalização da ortodontia. É comum encontrarmos pacientes que já usaram aparelho ortodôntico, na adolescência ou até na idade adulta, em que os dentes sofreram movimentação após a finalização do tratamento.
Os movimentos de recidiva mais comuns que ocorrem são um dente voltar a girar, abrir espaço fechado em extração dentária, apinhamento (desalinhamento) e reabrir espaço fechado nos dentes anteriores (diastema).
Na maioria dos casos, após finalizar um tratamento ortodôntico, o profissional confecciona uma contenção para o paciente usar a fim de evitar que ocorram movimentações indesejadas. Na arcada superior é mais comum ser um aparelho móvel e nos dentes inferiores uma contenção colada atrás dos dentes anteriores. Entretanto, muitos pacientes não fazem o uso desses dispositivos, sendo essa, a principal causa das recidivas, juntamente com o descolamento da contenção inferior, que pode ser imperceptível ao paciente, mas não impede a movimentação indesejada.
Para resolver esses problemas que ocorrem é necessário iniciar um novo tratamento, que quando diagnosticado logo que ocorram pequenas movimentações é um tratamento mais rápido. Por isso é importante fazer as revisões periódicas com o ortodontista após a remoção do aparelho para averiguar as posições dentárias, ajuste da contenção e conferir se a contenção fixa está colada corretamente.
Uma facilidade para quem já usou aparelho e não deseja mais ter o sorriso metálico e fios na boca são os tratamentos com alinhadores, a marca mais reconhecida é a Invisalign.
Invisalign é um tratamento ortodôntico removível, por isso, o paciente pode comer qualquer tipo de comida; muito estético, pois os alinhadores são transparentes; prático, são realizadas trocas a cada 7 a 15 dias conforme orientação do ortodontista, podendo o dentista entregar alinhadores para o paciente trocar em casa, o que facilita muito para quem viaja ou não tem muito tempo para ir nas consultas; e previsível, podemos ver como ficará o sorriso antes de iniciar o tratamento, a partir de software que simula a movimentação dentária.
Dra. Gabriela Bulla – Ortodontista
Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI
Site desenvolvido por ♥ akuta