Dente escuro após tratamento de canal

Algumas pessoas reclamam de Dente escuro após tratamento de canal, o que acaba comprometendo muito a estética. O que pode causar esse escurecimento são tanto os motivos que levaram ao tratamento endodôntico, uma necrose pulpar ou hemorragia, como o procedimento em si, quando alguma falha na execução do tratamento endodôntico. Entretanto, com a evolução da técnica e o aparecimento de novos materiais diminuíram as chances do dente escurecer.

Quando acontece do dente escurecer existem diferentes técnicas podem ser usadas para melhorar a estética, que, em uma avaliação, o dentista irá lhe indicar a melhor tratamento conforme o caso do paciente, avaliando apresença de restaurações antigas, qual a intensidade do escurecimento, entre outros.

O primeiro passo é realizar um rx localizado do dente para averiguar se o tratamento de canal está bem feito e não tem nenhuma infecção na raiz do dente. Caso seja diagnosticado algum problema, é necessário retratar o canal do dente para depois realizar o tratamento estético.

As opções que mais são indicadas para esses casos é o clareamento interno ou a coloção de uma faceta/coroa de porcelana.

Os dois tratamentos são bem diferentes. O clareamento interno é realizado no consultório odontológico, onde o dentista coloca o produto clareador no interior do dente e pode colocar também por fora, o que otimiza ainda mais o resultado. Não existe uma previsibilidade de quanto irá clarear, cada dente responde de uma maneira e a tendência é com o passar dos anos o dente voltar a escurecer. Algumas pesquisas afirmam que após 7 anos da realização do procedimento, até 50% dos dentes voltam a escurecer.

A outra opção é realizar uma coroa ou faceta de porcelana, procedimento em que se recobre o dente escurecido. Nesse caso é realizado um desgaste no dente e cimentado uma coroa/faceta com a mesma cor dos dentes vizinhos, sendo assim possível escolher a cor e o dente não volta a escurecer, sendo um tratamento com maior previsibilidade. Vale avisar que deixar de fazer o tratamento endodôntico, pensando em não escurecer o dente, não é uma opção viável, pois se foi indicado endodontia, o dente deve estar comprometido, seja por uma lesão de cárie extensa, inflamação pulpar ou até infecção bacteriana. Se não tratado, como causar febre, dor forte e inchaço no rosto.


Dra. Gabriela Bulla – Ortodontista

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta