Kit de clareamento dental e seus riscos

Kit de clareamento dental necessita de atenção, por isso, leia com atenção esse artigo. Pessoal, tem uma nova moda um tanto quanto nociva que pode causar mais dor de cabeça, ou de dente, do que se pode imaginar. Trata-se destes kits para clareamento dental vendidos pela internet, sem prescrição e acompanhamento profissional.

Procedimento realizado com kit de clareamento dental por conta própria pode causar inúmeros danos, como inflamação no dente, pulpite, causando muita sensibilidade e dor dentária.

Muitas pessoas imaginam que quanto maior a concentração e o tempo de uso do produto, mais rápido será o efeito de clarear o dente, mas não funciona bem assim. Cada composição do gel tem o tempo indicado conforme a sua concentração. Quando utilizado na concentração errada e tempo inadequado pode inflamar o dente; isso porque o produto contido nas seringas é um peróxido (hidrogênio ou carbamina) e ele penetra na estrutura do dente, pelos túbulos dentinários, lesionando a polpa dentária, sendo algumas vezes necessário realizar tratamento de canal.

Outro problema que pode acontecer pelo mal uso do produto é lesão nas mucosas e gengiva, acarretando retração gengival, deixando a raiz exposta, ou até perda de papila, gengiva entre os dentes. Problemas que muitas vezes podem ser resolvidos com enxertos por um periodontista.

problemas causados com  os clareamentos caseiros

Além disso, placas de clareamento mal adaptadas podem ocasionar a deglutição do gel clareador em excesso, podendo causar intoxicação, dor estomacal até úlceras gástricas.

Por isso, para evitar esses danos, é muito importante que o clareamento dental seja realizado e monitorado por um dentista, o qual irá avaliar qual a substância ideal e sua concentração. No caso de realizar o tratamento dental caseiro, orientar na quantidade que deve ser colocada e confeccionar uma moldeira personalizada e individual, com o formato de seus dentes.

Sabendo de todos esses riscos, a Anvisa já proibiu a venda desses produtos clareadores sem receita, mas sabemos que ainda existe a venda ilegal. Fique de olho!


Dra. Gabriela Bulla

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta