Fio Dental, qual o melhor uso? Antes ou após a escovação?

Uma pergunta muito frequente é quando que devemos passar o fio dental, se antes ou após a escovação. Na verdade, não existe uma ordem correta. Muitos profissionais indicam passar o fio dental antes da escovação para se certificar que o seu paciente irá utilizar,  pois, muitas pessoas acabam escovando e ficam com preguiça de passar o fio dental depois. Mas cada pessoa pode fazer na ordem que achar melhor, não existe protocolo de melhor resultado se passado antes ou depois. O importante é utilizar.

Diferenças entre os fios dental:

Existem os fios de nylon, que são multifilamentosos que podem ser encerados ou não e ainda apresentam diferentes sabores, e os fios de PTFE, produzidos com uma fibra especial de um filamento (politetrafluoretileno). Os dois limpam os dentes com a mesma eficácia quando utilizados na maneira correta. A grande diferença neles é que os de PTFE, por ser monofilamentosom, não desfiam e não rompem, facilitando o uso para as pessoas que tem os dentes muito próximos, com pouco espaço. Vai de cada pessoa, ver o que mais se adapta para o uso e o custo, já que os fios de PTFE geralmente tem um valor maior.

Orientações sobre o uso:

A finalidade do fio dental não é apenas remover restos de alimentos e casquinha de pipoca, e sim, remover a placa bacteriana dos locais onde a escova não consegue alcançar, principalmente entre os dentes. Por ser mais detalhado, necessitando mais atenção, muitas pessoas pulam esse passo na higiene bucal, mas ele é muito importante para a prevenção de cáries, gengivites e macha nos dentes.

 Ele atua pela fricção, como se fosse passando um pano para remoção do pó dos móveis. Então, ele precisa fazer contato com o dente, abraçando-o. Sempre deve-se levar o fio logo abaixo da gengiva, sem forçar para não machucar. Existe um pequeno espaço entre a gengiva e o dente que deve ser limpo, é o local onde geralmente acumula placa bacteriana. O fio dental pode ser utilizado uma vez ao dia, juntamente com a última escovação, antes de dormir a noite. Mas as pessoas que quiserem fazer o uso mais vezes podem utilizar.


Dra. Gabriela Bulla

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta