Todos nós sabemos que para cuidar da saúde bucal é importante o uso de escovas de dente e fio dental, mas poucas vezes paramos para pensar nos cuidados com a escova que colocamos na boca. A escova dental pode ser uma grande portadora de bactérias, fungos e vírus. É muito importante saber como cuidar dela e a hora certa de fazer as trocas. Um primeiro cuidado a se ter é onde guardá-la. A maioria das pessoas deixa as escovas no banheiro, nesses casos o ideal seria deixá-las dentro de um armário fechado, pois cada fez que se aciona a descarga, microorganismos ficam no ar, podendo contaminar a escova. Fechar a tampa do vaso sanitário toda a fez que se aciona a descarga diminui os micoorganismos no ar, o que pode diminuir a contaminação. Caso a pessoa não tenha armário no banheiro, pode ser usado as capinhas plásticas protetoras, encontrada na maioria das farmácias. Um detalhe importante a se observar é que essa capa tenha furos para que a escova ventile, não fique úmida.
Outra dica sobre as escovas é armazená-las limpas, essa limpeza pode ser feita com água corrente, e, para quem quiser ser mais cuidadoso, pode deixar a escova imersa em água oxigenada 3%, clorexidina 0,12% ou até enxaguante bucal, tipo Listerine, por 10 minutos. E após isso, fazer a remoção do excesso de água ou produto e guardá-la. Sempre cuidando para que as escovas não se encostem, pois pode haver a passagem de bactéria de uma escova para a outra.
No mercado foi lançado esterilizadores de escovas de dentes, eles funcionam a partir da ação de luz ultra-violeta (UV), que mata a grande maioria, se não todos, os microorganismos, em aproximadamente 5 minutos a escova está estéril. Eles funcionam também como estojo e dependendo do modelo escolhido, podem esterilizar até 4 escovas simultaneamente. Isso é mais um recurso para quem quiser ser muito cuidado e higiênico. Esse produto é encontrado facilmente na internet.
Tem pessoas que esterilizam as escovas no microondas, mas não está bem esclarecido os benefícios e riscos desse procedimento, então, por enquanto, não é indicado fazer esse processo. Um último ponto a se cuidar em relação as escovas de dente são as trocas, elas devem ser feitas a cada 3 a 4 meses ou até antes, se as cerdas das escovas estiverem tortas. A parte da escova que promove a limpeza é a ponta da cerda, logo, quando elas estão “abertas”, a parte que toca no dente é a lateral da cerda, não limpando corretamente o dente. Por isso a importância de se observar como estão as escovas e não apenas o tempo de uso.
Dra. Gabriela Bulla
Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI
Site desenvolvido por ♥ akuta