Chupeta e Dentes Tortos

Muitas famílias acabam oferecendo a chupeta para o bebê para distrai-lo quando a criança está inquieta ou chorando, essa atitude aparentemente inofensiva e facilitadora acaba, muitas vezes, causando problemas na arcada dentária.

É importante que os pais saibam, ainda antes do nascimento da criança para estarem preparados e informados, que todo bebê necessita do ato de sucção, isso é uma necessidade fisiológica, que idealmente seria solucionado com a amamentação, que traz benefícios nutricionais e de aconchego ao bebê. Quando ele consegue suprir essa necessidade com a amamentação, dificilmente necessitará complementar a sucção com o dedo ou chupeta. Existem casos em que a nutrição é suprida com a amamentação e o bebê continua tento a necessidade de sucção, nessas horas é que comumente a família oferece a chupeta.

O que muitas famílias não sabem é o que esse hábito pode causar. Estudos mostram que a sucção de chupeta está associada ao desmame precoce, alteração de deglutição, mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior, alteração da posição da língua e respiração bucal.

O quanto o hábito irá causar de danos depende da frequência (quantas horas por dia), intensidade (força usada para sugar o bico) e duração (quantos meses ou anos que chupou o bico) e da genética da criança. Sabe-se que existem crianças que usaram chupeta por muitos anos e não tiveram maiores danos e outras que em poucos meses ocorram alterações.

Existem diferentes chupetas no mercado, cada uma acarreta diferentes anomalias. As chupetas tradicionais, mais arredondadas, geralmente causam mordida aberta anterior (quando os dentes da frente não se encostam) e as chupetas ditas ortodônticas, que alteram a posição da língua, causando deglutição alterada e atresia da arcada, levando a criança a respirar pela boca (dormir de boca aberta, ronco e até apnéia do sono).

Sabe-se também que a amamentação, além dos benefícios nutricionais, desenvolve as arcadas dentárias de maneira correta, estimulando o crescimento mandibular, pela correta posição da língua e movimentos realizados no ato. Quando o bebe é desmamado precocemente, as forças utilizadas com a mamadeira são diferentes das realizadas no aleitamento materno, não estimulando o crescimento mandibular e trazendo a atresia das arcadas.

Entretanto, nem sempre se consegue uma amamentação adequada e muitas famílias acabam por aderir ao uso da chupeta e mamadeira.

O ideal é que, assim que a família estiver preparada para a remoção desse hábito, seja feito. Sabemos que não é simples a eliminação da chupeta, mas existem alguns recursos que podem ajudar.

O dentista consegue auxiliar nesse processo com a confecção de um aparelho chamado mamilo. Ele apresenta uma bolinha fixa na sua estrutura que a criança consegue ficar chupando e brincando, substituindo o hábito da chupeta. E a partir do momento que a criança consegue ficar sem a chupeta, iniciar o tratamento para a correção da arcada dentária e dos dentes.

Pense nisso, podemos lhe ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu filho.


Dra. Gabriela Bulla – Ortodontista

Facebook: CLIQUE AQUI
Instagram: CLIQUE AQUI
Blog: CLIQUE AQUI

Site desenvolvido porakuta